O consumo de produtos e serviços se deve, em grande parte, à estratégia de divulgação adotada pelas empresas e instituições para despertar o interesse das pessoas. Para isso, existe um profissional que usa técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas e pessoaso Publicitário.
Ele trabalha com texto, sons e imagens. Tem de pesquisar muito sobre público-alvo, mídia adequada e formas de abordagem, estratégias de venda e de contato com o cliente. "Por ser uma das variáveis que movimenta a economia, a publicidade tem um importante papel", afirma Letícia Lins, coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.
"A rotina é dura. São muitas reuniões internas e com clientes e veículos de comunicação. Procuramos ter hora para chegar, mas nunca sabemos quando vamos sair do trabalho. O mercado é agitado e concorrido e o clima na agência reflete bastante isso. Quando o concorrente de um cliente lança uma campanha, por exemplo, precisamos bolar, com muita agilidade, uma estratégia de combate", explica Letícia.
O reconhecimento na área vem quando, além de ser comentada, uma campanha cumpre seu objetivo: estabelecer a marca ou elevar as vendas. O trabalho se divide em um tripé: atendimento (quem faz o meio de campo entre a agência e os interesses e as metas do cliente); criação (que bola as peças publicitárias); e mídia (que define o público-alvo, o meio de comunicação, o veículo, o dia e horário da divulgação - em caso de TV ou rádio - ou quais títulos de revista ou jornal em que as peças serão publicadas).
Em Belo Horizonte, a formação de Publicidade pode ser obtida na Faculdade Estácio de Sá, nesse curso a teoria e a prática estão intimamente ligadas no curso, que tem duração de quatro anos. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos.
Ouça a entrevista com Letícia Lins.
Veja mais...